Offline
Novo Nordisk diz que pílula para obesidade leva a perda de peso de 15%; Disponibilidade "a definir"
Novidades
Publicado em 26/06/2023

SAN DIEGO, 25 de junho (Reuters) - A Novo Nordisk (NOVOb.CO) disse neste domingo que um estudo em estágio avançado descobriu que uma versão oral de alta dose de seu medicamento semaglutida ajudou adultos com sobrepeso ou obesos a perder 15% de seu peso corporal, o que está de acordo com os resultados recentes de outras pílulas experimentais para obesidade.

A Novo planeja buscar a aprovação regulatória dos EUA e da Europa para a pílula de alta dosagem ainda este ano, mas o momento do lançamento no mercado "está a ser determinado", de acordo com Mico Guevarra, diretor médico da Novo Nordisk.

A empresa dinamarquesa teve problemas de abastecimento e lutou para acompanhar a crescente demanda dos EUA por Wegovy e Ozempic, as respectivas marcas de semaglutida vendidas como injeções semanais para tratamento de obesidade e diabetes. Wegovy contém 2,4 mg de semaglutida.

A droga, projetada para ativar hormônios que regulam o açúcar no sangue, retardam o esvaziamento do estômago e diminuem o apetite, faz parte de uma nova classe que reacendeu o interesse de pesquisadores e investidores no mercado de tratamentos para perda de peso, que deve chegar a US$ 100 bilhões até o final da década .

"Estamos aumentando a produção o máximo que podemos", disse Guevarra em entrevista aqui nos bastidores da reunião anual da American Diabetes Association.

A Novo Nordisk já comercializa uma semaglutida oral, sob a marca Rybelsus, para tratamento de diabetes tipo 2, mas sua dose mais alta é de 14 mg.

 

O estudo de estágio avançado com 667 adultos obesos e com sobrepeso testou uma dose de 50 mg, mostrando que resultou em perda de peso média de 15,1% após 68 semanas, quando usado juntamente com dieta e atividade física, em comparação com 2,4% para o grupo placebo.

Esses resultados estão de acordo com os dados preliminares do teste em estágio final divulgados pela empresa em maio.

A semaglutida oral, de acordo com o rótulo da FDA, precisa ser tomada pela manhã com o estômago vazio, 30 minutos antes de comer, beber ou usar qualquer outro medicamento oral - você tem permissão para apenas 4 onças de água pura. Se você comer muito cedo, a pílula é menos eficaz, mas se você esperar mais de 30 minutos, sua absorção pode ser aumentada.

Outras empresas estão trabalhando em pílulas para obesidade que não têm tais restrições dietéticas e, em teoria, também atrairiam pacientes que não querem se injetar semanalmente.

Dr. Filip Knopf, professor de endocrinologia no Hospital Gentofte, Universidade de Copenhagen e apresentador do estudo da Novo, disse que sua experiência é que 20% a 25% dos pacientes preferem tomar uma pílula diária em vez de uma injeção semanal de semaglutida.

Na reunião da ADA na sexta-feira, os resultados de um ensaio intermediário da Eli Lilly (LLY.N) mostraram que a dose mais alta de sua pílula experimental ou forglipron ajudou pessoas obesas ou com sobrepeso a perder 14,7% de seu peso corporal após 36 semanas e sua perda de peso ainda não havia chegado ao platô. consulte Mais informação

A Novo Nordisk disse que a maioria dos pacientes em seu estudo sobre obesidade relataram efeitos colaterais gastrointestinais da semaglutida oral, incluindo principalmente náusea leve a moderada, constipação, diarreia e vômito.

Cerca de 13% dos pacientes experimentaram "sensação de pele alterada", que foi resolvida após várias semanas, disse o Dr. Knopf.

Os resultados de um estudo separado de estágio final apresentado na reunião da ADA mostraram que semglutida oral uma vez ao dia, em uma dose de até 50 mg, ajudou pacientes com diabetes tipo 2 a reduzir seus níveis de açúcar no sangue em até 2 pontos percentuais.

Detalhes de ambos os ensaios Novo também foram publicados na revista médica Lancet, revisada por pares.

 

Reportagem Por Deena Beasley; edição por Diane Craft
Fonte: Reuters
Comentários