Imagine se o seu filho pudesse desenvolver habilidades empreendedoras enquanto se diverte em um jogo! Essa é a proposta do Dinolândia, um jogo interativo que simula as fases de funcionamento de um parque de dinossauros, como a alimentação dos animais, a limpeza do local, a melhora da infraestrutura e a venda de ingressos para clientes.
O aplicativo é direcionado a crianças de 6 a 10 anos e tem como objetivo ensiná-las a gerenciar os recursos, manter o funcionamento e garantir o conforto e o bem-estar dos visitantes do parque. Além da diversão, o Dinolândia também incentiva o pensamento empreendedor ao estimular o desenvolvimento de competências como criatividade, iniciativa e planejamento.
O jogo é dividido em 30 temporadas e, durante cada uma delas, as crianças são estimuladas a desenvolver soluções e superar obstáculos. Os pais podem acompanhar esse desenvolvimento com a ajuda dos Dinocards, recurso disponível no aplicativo.
Além disso, a ferramenta também pode contribuir com o aprendizado infantil nas escolas. “Por meio dos Dinocards, o Sebrae disponibiliza planos de aula que fazem interface com o jogo. Com isso, enquanto as crianças estão jogando, os professores conseguem promover atividades relacionadas ao Dinolândia dentro de sala de aula”, explica Fabiana Pinho, gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas.
Desde seu lançamento em 2021, o aplicativo já contabilizou mais de 135 mil usuários em todo o país. No ano seguinte, 36 mil usuários foram registrados somente em Minas Gerais. Em 2023, esse número aumentou para mais de 56 mil.
Onde baixar?
O aplicativo Dinolândia é compatível com celular e tablet e pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Apple Store.
Os Dinocards para professores podem ser baixados aqui.