A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), ministrou uma palestra no Colégio Batista sobre coleta seletiva e temas ambientais, com ênfase no lixo plástico.
Durante a apresentação, foram discutidas a importância da preservação das riquezas naturais, a conscientização sobre o descarte inadequado de resíduos, e os males da poluição plástica, além de como evitá-la. O plástico, que demora cerca de 400 anos para se decompor na natureza, representa uma preocupação global e causa danos à flora e à fauna. Segundo dados da ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado.
Soter Magno, secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, explica que a poluição plástica é uma das mais danosas e o descarte do plástico deve ser realizado de forma adequada, a fim de evitar impactos negativos ao meio ambiente.