Rivais com longa tradição no futebol brasileiro, Flamengo e Cruzeiro se enfrentarão neste sábado (27/5), às 18h30, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de estarem igualados em pontos na competição, os dois times têm cenários bastante diferentes dentro e fora de campo.
Atual campeão da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, o Rubro-Negro é uma das equipes com maior com investimento da América Latina e começou a temporada como favorito a todos os principais títulos de 2023.
Mesmo liderado por grandes nomes, como Gabigol, Arrascaeta e Pedro, o Flamengo não correspondeu às altas expectativas e foi eliminado nas semifinais do Mundial de Clubes e perdeu as finais da Recopa Sul-Americana, da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca.
O início ruim dos rubro-negros culminou na demissão do técnico Vítor Pereira, substituído por Jorge Sampaoli. No cargo desde abril, o argentino ainda busca emplacar uma sequência de resultados positivos. Até o momento, ele tem cinco vitórias, três empates e três derrotas em 11 jogos - 54,5% de aproveitamento.
Já o Cruzeiro está de volta à elite após três temporadas. Campeão da última Série B, o clube celeste fez investimentos modestos neste ano e não tem nenhuma estrela no elenco, regido por Pepa.
Os principais destaques do time são atletas 'resgatados' pelo treinador português, como o lateral-direito William, contratado após ficar longo período sem atuar, e o meia Mateus Vital, que estava em baixa do Corinthians.
Pepa chegou ao Cruzeiro em março, para substituir Paulo Pezzolano. A Raposa vivia um cenário de crise após a eliminação pelo América-MG nas semifinais do Campeonato Mineiro. O treinador elevou o nível da equipe e tem feito os jogadores atuarem em um nível acima do esperado neste Brasileirão.
Fonte: Portal UAI
Foto: Divulgação e Cris Mattos/Staff Images/Cruzeiro