O Cruzeiro volta aos gramados pelo Brasileirão apenas na próxima segunda-feira (22), às 20h (horário de Brasília). Apesar da partida ser em casa, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, existe uma dificuldade extremamente curiosa para a Raposa.
O próximo adversário do Cruzeiro é o
Cuiabá, o único time da Série A que a Raposa nunca bateu durante a sua história.
Fundado em 2001, o Cuiabá disputa divisões nacionais desde 2003 e teve a primeira oportunidade de enfrentar o Cruzeiro em 2020, quando a equipe mineira disputou a Série B de forma inédita.
O confronto inicial aconteceu no 3 de outubro de 2020, pela 13ª rodada da Série B do Brasileirão. Demorou até aos 49 minutos do segundo tempo para que saísse o primeiro gol entre as duas equipes. Yago cruzou da direita, a bola desviou e Felipe Marques chegou antes de Fábio para completar para o gol. 1 a 0 e vitória do Dourado.
Já no returno, as equipes se enfrentaram em 29 de dezembro de 2020, em jogo da 32ª rodada da Série B. Com uma boa chance desperdiçada para cada lado, o placar terminou zerado na Arena Independência.
Ao fim da Série B de 2020, que só terminou em 2021 por causa da pandemia do coronavírus, o Cruzeiro fechou o campeonato em 11º lugar e o Cuiabá garantiu o acesso à Série após terminar na 4ª posição.
No ano seguinte, o Cuiabá conseguiu se manter na primeira divisão e o Cruzeiro não alcançou o tão sonhado acesso. Em 2022, o Dourado se segurou na Série A mais uma vez e a Raposa, agora com a administração da SAF, finalmente subiu.
Com isso, o confronto na próxima segunda-feira será apenas a terceira vez que os dois times se encontram. Para comparação, os dois times da Série A de 2023 que o Cruzeiro menos enfrentou são Fortaleza e Red Bull Bragantino, com 14 e 15 jogos, respectivamente.
Fonte: Portal Uai