A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), vai montar duas Salas de Educação Ambiental em Montes Claros. Uma no Parque Municipal Milton Prates, no bairro Major Prates, e outra no Parque da Sapucaia, na Serra do Mel.
Na sala ambiental do Parque Milton Prates funcionará a Biblioteca Municipal “Juvenal Mendes Oliveira”, uma homenagem ao representante do Sindicato dos Produtores Rurais no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CODEMA). A outra biblioteca, no Parque da Sapucaia, levará o nome do saudoso Julius César Denucci, ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) e do CODEMA.
Nos próximos dias, a Prefeitura irá iniciar campanha para arrecadação de livros e revistas alusivas ao Meio Ambiente junto à população de Montes Claros. As obras doadas farão parte do acervo municipal, a exemplo dos 254 livros já doados pelo ambientalista Juvenal Mendes Oliveira que versam sobre o meio ambiente e ciências florestais, ambientais e agrárias. O conselheiro também vai doar material digital sobre os mesmos temas.
A proposta foi apresentada na 163ª Reunião Ordinária do CODEMA, realizada na semana passada. Na oportunidade, o secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do CODEMA, Soter Magno, falou da importância das salas ambientais e das bibliotecas como forma de conscientizar crianças, jovens, adultos e idosos quanto à preservação e revitalização do Meio Ambiente. “Também serão locais de reflexão e ampliação dos conhecimentos”, concluiu.