Após nove anos, Atlético-MG e Corinthians voltam a se enfrentar em uma partida de mata-mata. Nesta quarta-feira (18/5), mineiros e paulistas iniciam a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida de ida será no Mineirão, a partir das 21h30.
Se depender do histórico do confronto em jogos eliminatórios, o Corinthians larga na frente. O alvinegro paulista levou a melhor em seis das sete ocasiões em que enfrentou o Atlético-MG em duelos eliminatórios.
Em meio ao retrospecto ruim, o Galo se apega à boa fase atual, em recuperação na temporada, e também ao último confronto entre as equipes em mata-mata, que terminou com uma heróica classificação atleticana, em 2014.
O primeiro encontro entre as equipes em mata-matas foi nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1990. Na ocasião, o meia Neto se destacou com dois gols no jogo de ida do confronto, que terminou com vitória do Corinthians por 2 a 1, no Pacaembu. Na volta, em Minas Gerais, o empate sem gols classificou os visitantes. Naquele ano, o Timão se sagrou campeão nacional.
Em 1994, as equipes voltaram a se enfrentar pela semifinal do Campeonato Brasileiro. Após uma vitória do Atlético-MG por 3 a 2 no primeiro jogo, em Minas Gerais, com três gols de Reinaldo, o Corinthians se recuperou. No Morumbi, a equipe paulista fez 1 a 0 no jogo de volta e se classificou. Na final, o Timão foi derrotado pelo rival Palmeiras.