A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), é parceira de ações preventivas a serem realizadas durante o período de estiagem. Serão coibidos incêndios e queimadas, acidentais ou criminosos. As estratégias foram definidas em reunião ocorrida na tarde dessa terça-feira, 9, na sede da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), no bairro Ibituruna.
Autoridades civis e militares estiveram presentes no encontro. A operação será desenvolvida tanto no perímetro urbano quanto na área rural, coordenada pelo 4º Comando Operacional de Bombeiros (COB). Atividades neste sentido vêm sendo desenvolvidas desde 2021, com resultados significativos.
O coronel do Corpo de Bombeiros Júlio César Tofani destacou a necessidade de total empenho das forças constituídas e das brigadas para que as ações sejam eficazes. Enfatizou que, desde o mês passado, lotes vagos de quatro regiões da cidade, próximos a redes elétricas e que apresentam riscos para a vizinhança, estão sendo monitorados.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Soter Magno, disse que a Prefeitura não medirá esforços no sentido de contribuir com as ações. Frisou que foi criada uma Brigada Municipal e que a população pode denunciar focos de incêndios e queimadas através do aplicativo SEMMA/DENUNCIAS, disponível para celulares Android, inclusive de forma anônima. A comunidade também tem a opção de acionar os Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).