Offline
Cirurgia inédita no Norte de Minas realiza implante para tratamento contra doença degenerativa que ataca o coração
Novidades
Publicado em 28/03/2023

Um procedimento inédito no Norte de Minas pôs fim a um problema cardíaco que uma paciente, de 78 anos, sofria há alguns anos, com piora nos últimos meses. A cirurgia conhecida cientificamente como Implante Transcateter de Válvula Aórtica (Tavi, do inglês Transcatheter Aortic Valve Implantion), foi realizada no Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros, na manhã desta segunda-feira (27).

O médico hemodinamicista Gustavo Albuquerque coordenou a operação e explica que o método é utilizado para tratamento contra a estenose aórtica degenerativa, doença caracterizada pela obstrução dessa estrutura cardíaca que abre e fecha, regulando a passagem do sangue do coração. “Resolvemos um problema cardíaco grave (estenose da válvula aórtica) sem necessidade de cortes ou anestesia geral. É realizado o implante de uma nova válvula cardíaca pela virilha, com um cateter”.

O médico destaca que a doença ocorre em cerca de 5% das pessoas com mais de 75 anos e decorre da calcificação dos folhetos da valva, dificultando a saída do sangue do coração para a aorta. “Entre os sintomas mais comuns estão dor no peito, desmaios e falta de ar. Nos casos mais graves, pode levar à morte súbita”, pontuou.

Ainda conforme o especialista, com essa cirurgia, Montes Claros fica apta a realizar o procedimento para atender todo o Norte de Minas, representando um grande avanço para a medicina regional, especialmente por se tratar de uma cirurgia com uma prótese de última geração no mercado.

 

Por Nátila Gomes, g1 Grande Minas

Comentários