Uma das habilidades do novo técnico do Cruzeiro, Pepa, é dar espaço para os jogadores vindo das categorias da base. Em todos os elencos que já treinou, o português se destacou pela quantidade de pratas da casa que ganharam chance no elenco principal. Ao todo, dos 263 jogadores que passaram pelos olhares do treinador, 55 deles tinham 21 anos ou menos, taxa de revelação de 20,9%.
Desde que assumiu a SAF do Cruzeiro, Ronaldo tem aprovado a utilização dos jogadores da base celeste no time principal. Os atletas da base da Raposa ainda no ano passado passaram a treinar no CT principal, a Toca da Raposa II, para ficarem mais perto do profissional. Paulo Pezzolano, antecessor de Pepa, também fazia questão de utilizar, sempre, pratas da casa.
Do atual elenco da Raposa, quatro jogadores subiram das categorias de base para o elenco principal: o meia Daniel Junior, o atacante Stênio, o lateral Kaiki e o goleiro Gabriel Bazílio. O volante Ian Luccas foi revelado pelas categorias de base do Ferroviária e ganhou espaço no time principal do Cruzeiro ainda na temporada passada. Situação parecida do atacante Juan Christian, revelado pelo Athletico-PR.
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro