Offline
Conselho Universitário da Unimontes concede Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao presidente da FAPEMIG
Educação
Publicado em 04/09/2023

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Consu -Unimontes) vai realizar a Sessão Solene para a Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, no dia 5 de setembro, terça-feira, às 19h3, na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no Campus Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros, Minas Gerais.

A concessão do título ocorreu durante reunião do Consu no dia 26 de julho, a proposição apresentada inicialmente pelo professor Hercílio Martelli Júnior, aprovada pelo Conselho Departamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS e subscrita pelos conselheiros professores Wagner de Paulo Santiago, reitor da Unimontes; Dalton Caldeira Rocha, vice-reitor e José Mendes da Silva.

O homenageado Paulo Sérgio Lacerda Beirão possui graduação em Medicina pela UFMG, mestrado em Biofísica e doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Fez pós-doutorado na University of Leicester, U. K. Atualmente é professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG (desde 1998). Foi Research Associate da University of Pennsylvania e do Jefferson Medical College (1976-1977) e Honorary Research Fellow da University of Leicester (1992-1993).

Demonstrou o mecanismo de ação de diversas toxinas de aranhas do gênero Phoneutria. Propôs e demonstrou mecanismo molecular da ação de toxinas de escorpião, e o mecanismo do controle da inativação rápida em canais de sódio. Participou como conferencista convidado em vários congressos nacionais e internacionais. Formou um forte grupo de eletrofisiologia, reconhecido nacional e internacionalmente, onde se formaram vários mestres e doutores que ocupam posições em universidades brasileiras e estrangeiras.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (1994-1996) e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (2006-2008), e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia. Participou do Conselho Deliberativo da Federação de Sociedades de Biologia Experimental e foi conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em dois mandatos. Tem interesse em Educação, tendo introduzido métodos inovadores no ensino prático de Bioquímica, além de coordenar e participar de atividades de melhoria do Ensino Básico de Ciências. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia, e liderou a criação do Curso de Doutoramento em Bioinformática, do qual foi o primeiro coordenador. Foi pró-reitor de Pesquisa da UFMG (1998-2002).

Sob sua gestão foi elaborado o projeto de criação do parque tecnológico da UFMG (BH-TEC). Coordenou a criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, do qual foi o primeiro presidente. Foi presidente do Conselho Curador da FAPEMIG (2010-2011), e participou como representante da comunidade científica de várias comissões ligadas a Educação, Ciência e Tecnologia, como Conselho Deliberativo do CNPq, Conselho Consultivo da FINEP, Comitê Gestor do CTInfra, Comissão de Coordenação do PRONEX e Comissão Coordenadora da elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020. Recebeu homenagens e distinções de alunos, governo de Minas Gerais e governo Federal.

Recebeu Prêmio Fundep 2012. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq de fevereiro de 2011 a agosto de 2013, e Diretor de Cooperação Institucional do CNPq (julho de 2014 a abril de 2015).

Comentários