O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa da instituição ao presidente da Fundação de Amparo do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão. A sessão solene do Conselho Universitário para a entrega do título foi marcada para o dia 5 de setembro, às 19h30min, na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede.
O título de Doutor Honoris Causa é a condecoração máxima da universidade. A proposta da concessão da honraria ao presidente da Fapemig foi apresentada pelo professor e pesquisador Hercílio Martelli Júnior e aprovada, por unanimidade, em reunião do Conselho Universitário.
Na justificativa para a concessão do título honorífico, referendada pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, são enaltecidas a trajetória, atuação e a contribuição do professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão para os avanços da pesquisa científica e tecnológica.
“O professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão possui sólida formação acadêmica, com titulação de mestre, doutor e pós-doutor”, diz a moção apresentada ao Conselho Universitário.
Também são destacadas as funções exercidas pelo homenageado, entre as quais: comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, diretor de Cooperação Institucional e pesquisador do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Atuou ainda como conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Além disso, é ressaltado que o professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão foi pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre outras ações importantes, elaborou o projeto de criação do parque tecnológico (BGTEC) da UFMG, desenvolveu projetos de pesquisa e diversos artigos científicos.
Na moção, também foi ressaltada a destacada atuação do homenageado na Fapemig. Antes de assumir a presidência, foi diretor de Ciência, Tecnologia e informação da fundação e presidente do seu Conselho Curador.
“No exercício de suas funções na Fapemig, o professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão sempre atuou no atendimento aos pleitos da nossa Unimontes, especialmente, na aprovação dos projetos de pesquisa da instituição. Além de um reconhecimento ao seu trabalho em prol do crescimento e valorização da ciência, a aprovação do título de Doutor Honoris Causa ao presidente da Fapemig também representa gesto de gratidão pelo fomento e apoio aos projetos de pesquisa e ao fortalecimento dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da nossa universidade”, afirma o reitor Wagner de Paulo Santiago.
Fonte: Ascom Unimontes