Cerca de 1800 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros participam de aulas especiais de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As aulas estão sendo realizadas durante toda essa semana no auditório da Escola Técnica, no bairro Alto São João.
As avaliações do SAEB são realizadas pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e permitem um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As provas acontecem a cada dois anos e a próxima aplicação será entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país.
Rejane Veloso, secretária municipal de Educação, explica que as aulas são uma importante intervenção pedagógica para estimular os alunos. “Além de repassar os conteúdos, promovendo a aprendizagem através do pensamento lógico, as aulas especiais também e servem de estímulo para que os alunos mantenham o ritmo dos estudos”, destaca.
De acordo com Rômulo Ferreira da Silva, coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais, desde o início do ano a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo uma série de atividades, preparando os alunos para a prova. “Mas a partir deste mês de agosto teremos programações mais intensas para motivar o aluno, para promover o engajamento à proposta pedagógica e, ao mesmo tempo, oferecer mais conteúdo de maneira mais leve e descontraída”, explica.
As aulas especiais, os chamados aulões, contam com a colaboração de professores parceiros. “Os professores do Município são excelentes e desenvolvem um trabalho de alto nível, mas ter o contato com professores externos, com outras metodologias, possibilita aos alunos uma experiência diferente e uma motivação extra para se envolverem com o processo”, destaca o coordenador.
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, que também é professor, participou da abertura do aulão desta terça-feira, 16, e ressaltou que o envolvimento dos alunos é fundamental para superação de desafios. “O conhecimento é nosso maior patrimônio e ninguém tira isso de nós. Então, temos que fazer o nosso melhor em qualquer circunstância, dentro das condições que nos são apresentadas, lembrando que a maior disputa é sempre com a gente mesmo. A prova do SAEB é um desafio momentâneo, um convite ao aluno a dar um passo adiante, e a escola pública é o caminho em direção a essa conquista, individual e coletiva”, destacou.
Mike Eduardo, 14 anos, aluno da escola municipal Crisantino Borém, diz que aprendeu muito na aula. “O aulão foi muito bom e espero participar de vários outros até o dia da prova do SAEB”, planeja.
Maria Vitória Rodrigues Oliveira, 14 anos, aluna da escola Jair de Oliveira, destaca que o aulão é uma preparação a mais. “É uma abordagem nova, mais aprendizado e mais conhecimento para fazer a prova com mais tranquilidade”, avalia.
Parceiro do projeto, o professor de Língua Portuguesa Danilo Aguiar Martins destaca que a responsabilidade pela educação é de todos. “É do Estado, é do Município, da iniciativa privada, da escola, da família, da comunidade. Então, participar dessa preparação dos alunos do 9º ano do Sistema Municipal de Ensino para fazerem a prova do SAEB é uma missão honrosa para nós. Estamos muito felizes e tenho certeza de que essa galerinha vai brilhar”, reconhece.
Fonte: Ascom PMMC