A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Defesa Social, realizou na manhã desta quarta-feira, 19, solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg). O evento contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães que representou o Prefeito Humberto Souto, secretários, vereadores, servidores públicos, representantes de diversas instituições de segurança pública em Montes Claros e membros da Maçonaria.
É importante destacar que o Conselho Municipal de Segurança Pública foi instituído pela Lei nº 5.552, de 2023, aprovada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo Prefeito Humberto Souto. A estrutura dos membros do Comseg ficou definida da seguinte forma: Presidente do Conselho - Anderson Chaves, secretário de Defesa Social; vice-presidente - Bruno Resende, delegado especial em Montes Claros, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Vida; e secretário geral - Frederico Lima Lessa, capitão da Polícia Militar de Minas.
Em seu pronunciamento, Anderson Chaves, secretário de Defesa Social empossado como presidente do Conselho, destacou que "o objetivo é somar esforços em prol da segurança da maior cidade do Norte de Minas. Já temos os melhores índices do Estado. Entre as seis maiores cidades, Montes Claros tem os menores índices de homicídio. Agora vamos adotar as políticas de segurança no município de forma integrada, através de uma iniciativa da Prefeitura de Montes Claros. Queremos, com isso ,diminuir ainda mais os índices de violência na cidade”, disse.
Representando o Prefeito Humberto Souto, Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, afirmou que “Montes Claros é a cidade mais segura de Minas Gerais por várias ações, dentre elas investimentos na educação, iluminação pública e infraestrutura, trabalhando junto com as Polícia Civil e Militar. Agora, a participação conjunta de todas essas entidades garantirá novos avanços”, observou.
Jurandir Rodrigues César Filho, delegado-geral e chefe do 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, enfatizou que “a iniciativa do Município de Montes Claros em fomentar políticas públicas de segurança pública ao implantar esse conselho vai integrar ações institucionalizadas entre os órgãos de segurança, incluindo a Polícia Civil. Em relação ao trabalho da nossa instituição, vamos encontrar nesse ambiente a oportunidade de melhor interagir não somente com o município, mas com os demais órgãos”, concluiu.
Fonte: ASCOM PMMC
Foto: Fábio Marçal