A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), vai oferecer o Mestrado Profissional em “Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras”. A proposta do programa de pós-graduação Stricto sensu foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC)
O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, explica que o mestrado a ser ministrado em parceria com a PMMG tem como objetivo “formar profissionais de segurança pública capazes de identificar as potencialidades do uso das tecnologias inovadoras em processos e práticas policiais, de forma ética, humanística, técnica e legal, para potencializar a prestação de serviços à sociedade”.
O projeto aprovado pela Capes/MEC foi elaborado pela Unimontes e pela Polícia Militar de Minas Gerais. O trabalho em conjunto conta com a coordenação do professor Rafael Duarte de Moura, do Departamento de Direito Público Substantivo da Unimontes; e do major PM Francis Albert Cotta, da PMMG.
O programa possui área de concentração em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras, com atuação em duas linhas de pesquisa: “Educação policial e segurança cidadã” e “Gestão estratégica, inteligência integrada em segurança pública e tecnologias inovadoras”.
A previsão é de que sejam preenchidas 15 vagas por ano do Mestrado profissional em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras. O curso terá duração de 24 meses, devendo iniciar as atividades docentes no segundo semestre de 2023.
De acordo com o pró-reitor Marlon Toledo Pereira, como o mestrado profissional é interdisciplinar, poderá atender candidatos das áreas de ciências policiais, sociologia, relações Internacionais, ciências médicas, ciências biológicas e áreas afins. As atividades serão desenvolvidas nas instalações da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (APMMG) em Belo Horizonte. Os conteúdos serão ministrados por professores da Unimontes e da APMMG.
“O Mestrado Profissional em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras representa a confiança na comunidade acadêmica e a visão estratégica do comando da Polícia Militar de Minas Gerais, centrada na valorização dos policiais militares. O programa de pós-graduação Stricto sensu apresenta uma proposta inovadora, que ressalta a expertise da instituição superior nos campos da gestão, educação profissional e tecnologia”, afirma o major Francis Albert Cotta.
Ele ressalta que os conhecimentos científicos, técnicas e expertises no âmbito das pesquisas do programa “irão gerar produtos tecnológicos que serão usados na solução dos problemas da segurança pública e vão impactar positivamente nos serviços destinados à população, com vistas ao bem-estar social”.
O major Francis Albert Cotta destaca que o programa, a ser oferecido em parceria com uma “universidade pública, gratuita e de qualidade”. Lembra ainda que os candidatos ao mestrado profissional serão submetidos a um processo seletivo que envolverá prova escrita, prova de língua e elaboração de projeto de pesquisa, além de defesa oral. Por sua vez, o coordenador do projeto pela Unimontes, professor Rafael Duarte de Moura salienta que o Mestrado Profissional em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras "abordará diversas temáticas relevantes para a formação e aprimoramento profissional dos policiais militares e demais forças de segurança pública".
Entre elas estão: Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Direito Penal e Processual Penal Militar, Inteligência de Segurança Pública, Gestão e Direito Ambiental, Gestão Estratégica de Saúde e Gestão Estratégica e Planejamento.
“Essas temáticas foram selecionadas com o objetivo de desenvolver competências e conhecimentos necessários para a atuação dos policiais militares em um contexto de segurança pública cada vez mais complexo e desafiador”, explica o coordenador do projeto pela Unimontes.
“A abordagem multidisciplinar, combinando áreas como Ciências Exatas, da Computação, Humanas, Sociais, Biológicas e Médicas, proporcionará uma visão ampla e integrada dos desafios enfrentados pela polícia e das soluções inovadoras que podem ser aplicadas”, completa o professor Rafael Moura.
Fonte: AScom Unimontes