Offline
Herói montes-clarense da Segunda Guerra Mundial é homenageado em evento
Cidade
Publicado em 18/07/2023

Foi realizado no 55º Batalhão de infantaria Dionísio Cerqueira em Montes Claros, o 33º Encontro Nacional da Força Expedicionária Brasileira (FEB), com a entrega da medalha Cabo Geraldo Martins Santana, militar da Força Expedicionária Brasileira, morto na Segunda Guerra Mundial.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, comandantes, generais do Exército e civis. O vice-prefeito e secretário de serviços urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães, foi um dos homenageados, representando o prefeito Humberto Souto. Também receberam a honraria os secretários municipais, Júnia Rebello, Anderson Chaves e Soter Magno.

No 55º Batalhão aconteceram desfiles militares e várias homenagens aos expedicionários que representam a força e honra do Brasil nos campos de batalha europeus. Enquanto guarnecia a linha de frente numa trincheira na localidade de Palazzo d’Affrico no dia 9 de novembro, o Cabo Santana foi mortalmente ferido por um estilhaço de morteiro alemão, tornando o primeiro e único filho de Montes Claros a morrer em combate na Segunda Guerra Mundial.

As homenagens continuaram com exposição de veículos e objetos pessoais dos expedicionários, sendo uma das exposições no domingo, 16, no Parque Sagarana, onde atraiu grande público.

 

Guilherme Guimarães agradeceu ao Exército Brasileiro por escolherem Montes Claros para as homenagens da FEB ao Cabo Santana. O Comandante da Quarta Região Militar do Exército, Paulo Valença, destacou que foi a primeira vez que um encontro nacional da FEB aconteceu num Batalhão do Exército, disse estar honrado de ser em Montes Claros, onde nasceu o herói Cabo Santana, e agradeceu ainda a acolhida da cidade de Montes Claros.  

 

Fonte: Ascom Prefeitura

Fotos: André Senna

Comentários