A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), é parceira do Corpo de Bombeiros na realização da Operação Alerta Verde, que promove ações preventivas para evitar incêndios e queimadas em lotes vagos da cidade. A operação está acontecendo em quatro regiões de Montes Claros, com oito guarnições distribuídas em 16 bairros onde há maior risco dessas ocorrências. Os terrenos já cadastrados possuem árvores de grande porte próximas à rede elétrica e, em caso de incêndio, podem atingir a vizinhança.
Nesta primeira etapa, está sendo feita a vistoria desses terrenos, com apoio de integrantes da Brigada Municipal da Secretaria de Meio Ambiente. Se necessário, será viabilizada posteriormente a entrada nos terrenos, para limpeza e poda de árvores de maior porte. A ação vai acontecer durante todo o período de estiagem.
Na manhã dessa segunda-feira, 24, foi realizada mais uma etapa da Operação, liderada pelo capitão Lauro Fonseca, que agradeceu o apoio da Prefeitura. Disse que o Alerta Verde ocorre há anos, com efeitos positivos, evitando incêndios acidentais e criminosos.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, Soter Magno, frisou a importância da Operação e das medidas para evitar incêndios, já que, além dos danos materiais, eles prejudicam a qualidade do ar e atacam o sistema respiratório dos cidadãos. “A Brigada da Secretaria está à disposição e sabemos que o Corpo de Bombeiros é capacitado neste sentido”, afirmou.