A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), realiza constantemente a doação de mudas de espécies nativas do cerrado. Porém, com o término do período chuvoso, a época agora é de produção de novas mudas no Viveiro Municipal Professor Santos D’Ângelo Neto. Assim, durante algum tempo a doação de mudas só será feita para projetos específicos, até que as novas mudas estejam maduras o suficiente para serem doadas à população em geral.
No Viveiro Municipal, desde a preparação da terra, passando pela produção de composto orgânico, até chegar ao ponto da doação, tudo é acompanhado com os mais diversos cuidados para que a produção seja de qualidade. No local são produzidas diversas mudas frutíferas, como goiaba, amora, jenipapo, jamelão, pitomba, mamão, maracujá, manga, acerola, pitanga, umbu e jambo. Dentre as nativas do nosso cerrado, temos espécies como aroeira, flamboyant, angico, cedro, canafístula, ipê, tamboril e acácia. E ainda temos as ornamentais.
Dessa maneira, a Prefeitura, no início do próximo período chuvoso, estará pronta para oferecer as novas mudas, para que a população continue plantando por mais uma temporada. O plantio no momento certo garante maior viabilidade e sucesso no desenvolvimento das mudas.