Um novo estudo destaca que há pelo menos 45 razões para reduzir o consumo de açúcar, pois a ingestão excessiva de açúcar tem efeitos negativos na saúde.
Antes de desenvolver políticas detalhadas para restrição de açúcar, a qualidade das evidências existentes precisa ser avaliada de forma abrangente.
O estudo realizou uma grande revisão de 73 análises que incluiu mais de 8 mil estudos, e o alto consumo de açúcar foi associado a riscos significativamente maiores de 45 resultados negativos para a saúde, incluindo diabetes, gota, obesidade, pressão alta, ataque cardíaco, derrame, câncer, asma, cárie dentária, depressão e morte precoce.
Açúcares livres, que são adicionados durante o processamento dos alimentos e ocorrem naturalmente em xaropes, mel, suco de frutas, sucos de vegetais, purês, pastas e produtos similares nos quais a estrutura celular do alimento foi quebrada, são o tipo de açúcar que os autores focaram.
Esta categoria não inclui açúcares naturalmente presentes em laticínios ou frutas e vegetais estruturalmente inteiros.
Médicos e analistas médicos destacaram que estudos como este são úteis para alertar os pacientes de que mudanças aparentemente pequenas, como cortar o excesso de açúcar, podem ter uma melhora significativa e positiva para a saúde.