Escolas de Montes Claros vão disputar para ver quem preserva mais
Durante o seminário "Educação Integral como Política Integrada e Intersetorial no Município de Montes Claros", promovido pela Secretaria de Educação (SME) da Prefeitura, foi lançado, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), o concurso "Educar para Reciclar".
A gerente de Educação Ambiental da Prefeitura, Juliane da Costa Nere, explica que o concurso visa integrar as ações da SEMMA com a SME, com objetivo de ampliar a mobilização e adesão ao Projeto Recicla aos Montes, que une a coleta seletiva com a inclusão dos catadores. Desta forma, as escolas poderão apresentar projetos de sustentabilidade e coleta seletiva para concorrer à premiação oferecida pela SEMMA, que é a arborização total do educandário. A SEMMA irá divulgar ainda em abril os modelos dos projetos.
As inscrições começarão em junho e o resultado sairá em setembro, após decisão de uma uma comissão do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente de Montes Claros (CODEMA). A premiação será feita no mês de dezembro, junto com a solenidade de entrega do Prêmio Mérito Ambiental.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, ressaltou que o concurso contribuirá em muito para a introdução da educação ambiental nas escolas e que, no final, alunos, professores e familiares sairão ganhando, junto com o meio ambiente.